Intervenção ABA aplicada ao transtorno do espectro autista - TEA

 DESCRIÇÃO DO CURSO

 

ABA é uma sigla que em inglês significa Applied Behavior Analysis e se traduzirmos para o português temos Análise do Comportamento Aplicada, que é uma ciência que estuda o comportamento humano. Essencialmente, é uma abordagem baseada na ciência que se concentra em modificar o comportamento indesejável (deve ser observável, como fumar ou bater) em um grau significativo para melhorar a experiência de vida de uma pessoa ou família. 

ABA utiliza várias técnicas para diminuir os comportamentos negativos, aumentar os positivos e ajudar os alunos/pacientes a adquirirem novas habilidades. Em 1913 John Watson trouxe a premissa de que todo comportamento é controlado por eventos do ambiente. Em seguida veio B. F. Skinner e clarificou dizendo que o comportamento controla a futura ocorrência do comportamento. Skinner é considerado o pai da Análise do Comportamento Aplicada.

 

OBJETIVO: 

Ampliar a compreensão de concepções acerca da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos, aprofundando os conhecimentos sobre Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) uma abordagem e concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional.

 

PÚBLICO-ALVO: 

Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia, profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais, de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Informações Básicas

  • -
  • - Presencial
  • - Noite

Investimento

  • - A partir de R$220,00

MATRICULE-SE

COMPONENTE CURRICULAR

INTERVENÇÃO ABA APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA – TEA  

Módulos Componentes Carga Horária
M1 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL NA DIVERSIDADE 30
M2 TGD- TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO 30
M3 BASES GENETICAS E NEUROLOGICAS DO TEA 30
M4 AUTISMO E A NOVA CID- 11 30
M5 LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM AUTISMO 30
M6 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNOSTICO, INTERVENÇÃO E DA AVALIAÇÃO PRECOCE NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SÁUDE DO AUTISTA 30
M7 TRANSTORNOS MENTAIS – TEAS E PSICOSES 30
M8 O DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NA VIDA ADULTA- RELAÇÕES SOCIAIS, HABILIDADES E CRISES 30
M9 INTRODUÇÃO Á ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO – ABA 30
M10 TECNICAS E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO AUTISMO 30
M11 ADEQUAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO AUTISMO 30
M12 SALA DE RECURSOS MULTIFUCIONAIS 30
M13 TECNOLOGIA ASSISTIVA 30
M14 LIBRAS 30
M15 PLANO DE INTERVENÇÃO APLICADO AO TEA 60
                                                                                                                    TOTAL 480

Conheça as nossas Pós-Graduações na Área de Educação