Alguma dúvida? contato@eesap.edu.br
0800 083 2656 +55 83 98791-0640

Novo FIES – Principais Dúvidas

13 de Jullho de 2018 Hits: 531

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) onde o aluno do ensino superior privado tem suas mensalidades financiadas em até 100% pelo Governo e Instituições financeiras privadas (P-Fies). O objetivo do programa é facilitar o acesso à educação superior para jovens de baixa renda.

 Quem pode participar?

Estudante que, obrigatoriamente, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e acumulou no mínimo 450 pontos na média das provas do exame, além de não ter zerado na redação. Seja ele graduado ou não-graduado.

É permitido que os beneficiários de bolsas parciais do Prouni participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade.

Quais são os critérios de seleção para o estudante do FIES?

- Os primeiros estudantes a serem pré-selecionados serão aqueles com melhor colocação através do resultado do ENEM

- Renda bruta familiar per capita de até três ou cinco salários mínimos.

- Observância das demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

Quais cursos da Faculdade EESAP posso me inscrever no FIES?

Todos os cursos da EESAP na modalidade presencial estão disponíveis no programa. (Educação Física, Administração e Enfermagem)

Quais são os tipos de financiamentos no FIES?

A partir deste ano, o programa tem três modalidades de financiamento, sendo uma delas a juros zero.

  • Modalidade 1: É destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Os ingressantes por esta modalidade terão, no mínimo, 50% do valor total do seu curso financiado - parcela que pode chegar aos 100%, de acordo com as necessidades do estudante e a juros zero.

 

  • Modalidade 2: É destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento (Em nosso caso, Caixa ou Banco do Nordeste)

 

  • Modalidade 3: É destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 60 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento. (Em nosso caso, Caixa ou Banco do Nordeste)

 

Passo a passo para inscrição

No FIES 2018, a participação no processo seletivo continua gratuita e só pode ser feita pelo site oficial do programa.

  1. Basta acessar o site oficial do FIES Seleção, inserir CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.
  2. O sistema enviará um link para o e-mail informado. Você deverá clicar nele para ativar seu cadastro.
  3. O próximo passo é preencher todas as informações solicitadas na tela.
  4. Depois, você deve selecionar o curso que deseja financiar. Não se esqueça de selecionar também a Faculdade EESAP e o turno. O último passo é salvar as informações e pronto!

As inscrições para o FIES vão abrir na terça-feira, dia 16 e se encerrarão às 23h59 da sexta-feira dia 22 da mesma semana.

Como todo o processo é online e o site receberá muitos acessos em um curto espaço de tempo, existe a possibilidade de o portal ficar lento. Imagina se você deixa para a última hora e perde a oportunidade de fazer a inscrição? Aí, só no próximo semestre. Melhor não contar com a sorte, não é mesmo? Não deixe para a última hora.